terça-feira, 1 de setembro de 2015

WODDSTOCK.

Woodstock Music & Art Fair, conhecido informalmente como Woodstock foi um festival de música realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969 na fazenda de 600 acres de Max Yasgur na cidade de Bethel, no estado de Nova York, Estados Unidos.
Anunciado como "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música", o festival deveria ocorrer originalmente na pequena cidade de Wallkill, mas os moradores locais não aceitaram, o que levou o evento para a pequena Bethel, a uma hora e meia de distância.
O festival exemplificou a era comunista e a contracultura do final dos anos 1960 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um fim de semana chuvoso, para 400 mil espectadores, como Jimi Hendrix, Joan Baez (que estava grávida de 6 meses na época), Santana, The Grateful Dead, The Who e Jefferson Airplane.
Na ocasião, os organizadores de Woodstock disseram às autoridades que esperavam 50 mil pessoas, mas as estradas ficaram congestionadas e muitos abandonaram seus veículos para seguir a pé até o local do festival, tamanho era o número de pessoas que compareceram.
Quando a multidão começou a dominar a pequena comunidade rural, o governador do estado de Nova York, Nelson Rockefeller, considerou enviar a Guarda Nacional. Já o Condado de Sullivan declarou estado de emergência.
Apesar do número gigantesco de pessoas, Woodstock é lembrado por ter sido um evento extraordinariamente pacífico. Todos compartilhavam uma atmosfera de amor e harmonia; não havia nada a não ser boas vibrações ao redor.
Mas, com tanta gente junto foi inevitável alguns incidentes. Com a falta de água e estrutura para tanta gente, era comum cenas de nudez, sobretudo dos que se banhavam no rio da fazenda. Duas mortes foram registradas no festival, uma por overdose de heroína e outra por um trator que passou por cima de uma pessoa dormindo. E foram registrados também dois nascimentos.
Woodstock foi único, pois as tentativas de reproduzir o festival em anos seguintes não deu certo e nada, ou pouco lembrou do evento original.

Nenhum comentário: