segunda-feira, 3 de junho de 2013

NUDEZ EM FAMÍLIA.

Certa vez durante uma aula de psicologia, em um curso de filosofia, um aluno levantou a questão da nudez entre pais e filhos. Como deveria acontecer, se é realmente necessário, enfim...
A professora respondeu o seguinte: - As crianças são muito sensíveis, então se os pais se despem naturalmente não há problemas, é até bom para o desenvolvimento psicológico e amadurecimento sexual da criança. No entanto, se os pais não se sentem a vontade é melhor que tranquem a porta, pois se a criança perceber que o pai ou a mãe está titubeando ao tirar a roupa, deve ser porque tem algo que foge do natural e isso gera curiosidade.
O fato é que aceitamos, infelizmente nem todos, que a nudez infantil é aceitável porque é ingênua, o corpo da criança é desprovido de sensualidade, já o adulto é diferente por isso deve se cobrir.
Mas se levarmos em consideração que na maior parte de nossas vidas somos adultos, então diferentes são as crianças porque para ser gente, para sobreviver, é preciso ser maduro. Isso consiste em ter os orgãos genitais bem desenvolvidos, pêlos...
As crianças que tomam banho com os pais e/ou os vêem despidos com regularidade suprem a curiosidade estimulada pela sensualidade do provocar, mas não deixar ver. De outra forma não entendem porque elas podem ser vistas nuas e não podem ver um adulto nu.
Sem falar que a erotização do orgão genital é cultural.
Em alguns países da Europa os banheiros públicos, como de academias, são mistos. Homens e mulheres tomam banho dividindo o mesmo espaço. Assim como acontece nas casas dos reality shows (Big Brother) e tais imagens são transmitidas pela tv com naturalidade.
Na Índia, o órgão genital é endeusificado. Os indianos veneram esculturas fálicas simbolizando o pênis e outras formas simbolizando a vagina e os sadhus, homens santos, desfilam nus pelas cidades e assim tomam banho no rio Ganges, sem causar espanto aos moradores.
Em uma entrevista o ator Thiago Lacerda comentou sobre a necessidade de criar uma forma de aumentar o vínculo entre ele (pai) e o filho. Disse que uma criança já tem essa relação muito íntima com a mãe através da amamentação e que o pai deve criar um jeito, por isso ele sempre levava a criança para o banho.
Se há um lugar em que podemos nos comportar com toda a nossa humanidade, nus, é em casa e feliz são aqueles que conseguem dividir essa liberdade com os seus familiares.

2 comentários:

Anônimo disse...

a questão, de como lidar com a nudez da criança, ainda causa duvidas nos pais,não e tão positivamente tido como positivo esse tipo de comportamento, as pessoas tem pavor da criança querer repetir em outros lugares, ou de desagradar as visitas,a nudez da criança e tolerada pelo adulto por causa de algumas descobertas cientifica.

Leo Cordeiro disse...

Entendo, mas reforço a idéia que esse medo é cultural. Tenho pessoas muito próximas que lidam com muita naturalidade com assuntos polêmicos com seus filhos. As crianças são muito inteligentes e quando tem a necessidade de saber o por que sanada, não oferecem riscos.