Recentemente fui a um museu de artes modernas e não pude deixar de reparar nas exposições, bem como no comportamento das pessoas que passavam pela galeria do Xingu.
Lá, além de quadros enormes de fotos dos indígenas nus com os genitais a mostra, passava um filme de algumas atividades da tribo.
Os homens já são expostos naturalmente, mas um detalhe que me chamou a atenção foi o corpo depilado que não é novidade nenhuma e assim, as mulheres ficam em pé de igualdade com os homens, todos com tudo a mostra, tudo mesmo.
Algumas pessoas visivelmente tímidas pelos corpos nus, como se fosse o seu próprio que estivesse em exposição, não olhavam para os lados e saíam rápido. Na verdade foram duas, ou três, porque as outras todas que transitavam por ali pareciam mais a vontade.
Nudez de índio não é sensurada.
Convenhamos que um corpo todo liso e bronzeado é bem mais bonito do que um branquelo e peludo.
Particularmente acho que o que deixa feia a nudez são apenas os pelos sem cuidado algum. O corpo não precisa ficar totalmente liso (no caso dos homens), mas se os fios distribuidos ao longo dele forem aparados, o visual fica melhor.
Em uma das minhas incursões em uma praia de nudismo não pude deixar de repara num casal que, ambos, estavam com os pelos pubianos muito longos, embora tivessem o corpo, quase, em forma, ficavam feios.
Observe melhor isso, cuide-se e faça sua (seu) parceira (o) feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário