quarta-feira, 1 de julho de 2015

MONOGAMIA, POLIGAMIA OU UMA TERCEIRA OPÇÃO?

Biologicamente o ser humano não é monogâmico, porém vivemos em sociedade e não na selva. Criamos toda uma organização social baseada em sistemas de herança e responsabilidade pelo sustento de família e filhos que, embora esteja obsoleta, ainda e vigente. Em algumas culturas vigora apenas juridicamente. Noutras é de fato necessária.
O importante é que sejamos tolerantes e respeitemos a opção de cada um. Quantos milhões de pessoas têm sido perseguidas e torturadas pela intolerância das maiorias religiosas ou governamentais! Afinal, relacionamento afetivo é assunto privado. A forma pela qual as pessoas quiserem administrar sua família ou um eventual casamento não deve ser invadida pelo poder público.
Assim, consideramos um anacronismo o fato de uma autoridade interferir autorizando casamentos ou separações dos cidadãos. Contudo, rebanhos e mais rebanhos de cordatos cordeiros simplesmente não questionam isso e seguem pedindo autorização para se casar, tal como o faziam os camponeses aos senhores feudais.
E os relacionamentos devem ser fechados ou abertos? Para cada pessoa há um solução ideal, de acordo com a sua cultura, educação e lucidez.
Descubra você qual é a sua fórmula ideal e pratique-a com autenticidade, sinceridade e naturalidade. Vai ver que as pessoas terminam por aceitar e respeitar a sua opção; afinal, a vida é sua. Porém, precisa se assumir. Não apenas na sexualidade, mas em tudo na vida você precisa se assumir. Com discrição é claro. Essa é a chave da liberdade.

Do livro Alternativas de Relacionamento Afetivo - DeRose.

Nenhum comentário: